O prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania), comemorou o anúncio da retomada das operações da mina da Água Limpa. O anúncio do reinício parcial das operações foi feito na última sexta-feira (23). Na ocasião, representantes da companhia mineradora Vale visitando o prefeito e o presidente da Câmara Municipal, vereador Aleksandro José da Silva (Republicanos).
Ao A Notícia, Augusto lembrou que o recomeço dos trabalhos foi fruto de mais de três anos de negociações feitas entre a Prefeitura e a Vale, com reuniões em Rio Piracicaba, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro: “Foi muita luta. Foram mais de três anos de intensas negociações, inclusive destravando licenças ambientais do estado por via política”. Na semana anterior à divulgação da retomada, o prefeito participara de mais um encontro com a direção da companhia, na sede da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), instituição da qual ocupa a Diretoria Municípios Afetados. Agusto Henrique da Silva também é o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi).
Segundo Augusto, o reinício decorre a partir de 1º de junho, e a princípio, ocorrerá em ritmo mais modesto. A mina da Água Limpa já possui um estoque de minério para ser beneficiado, e que correrá pela usina, parada há cerca de três anos. Essa operação servirá para testar a situação da usina depois do intervalo de interrupção dos seus trabalhos. Por ora, não haverá lavra, ou seja, a extração de minério da cava.
Na Câmara
Uma delegação da Vale também compareceu à Câmara Municipal de Rio Piracicaba para informar o Legislativo sobre o recomeço das atividades da mina da Água Limpa. Uma nota assinada pelo gerente de Operações e Manutenção da Mina de Água Limpa, Henrique Silva Moreira, reitera que a operação será pontual, com a utilização exclusiva de mão-de-obra, equipamentos e recursos já existentes no local, gerando arrecadação tributária para os municípios de Rio Piracicaba e Santa Bárbara.
Além do gerente de operações, integraram a equipe da Vale, o analista de relacionamento institucional, Luiz Augusto Moysés de Magalhães e o gerente de geotecnia, Vanderlúcio Quintão. Ao parlamento piracicabenses, a mineradora também informou que prosseguem as atividades de manutenção da mina e da usina, além das obras de descaracterização do empilhamento drenado Vale das Cobras, como parte das ações de segurança e compromisso socioambiental.
O presidente da Câmara de Rio Piracicaba, vereador Aleksandro José da Silva, avalia a retomada como um avanço importante, mas destacou a importância de uma reativação plena da unidade: “A Câmara sempre esteve vigilante, cobrando insistentemente da Vale um posicionamento claro sobre a situação da Mina de Água Limpa. A retomada, ainda que limitada, sinaliza uma resposta à nossa atuação firme e responsável, mas não podemos considerar que este capítulo esteja encerrado. Seguiremos atentos, exigindo maior clareza sobre os próximos os e defendendo os interesses da nossa população”, declarou o presidente.