O Lions Club Centro de João Monlevade comemorou nesta semana seus 63 anos de fundação. Na segunda-feira (19), dia do aniversário do clube, ocorreu uma assembléia festiva com a participação do padre Márcio Rodrigo de Sousa, da paróquia Nossa Senhora da Conceição. O clube entregou ao sacerdote uma doação para as obras da igreja Sagrado Coração de Jesus, a maior de João Monlevade, entre os bairros JK e Carneirinhos. No sábado (17), foi celebrada uma Missa de ação de graças pelos anos de atuação do clube.
O Lions Club é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, em forma de clube de serviços, fundada nos Estados Unidos em 1917. João Monlevade conta com dois clubes, o Lions Club Centro e o Lions Club Sobral, fundado em 1976. Seu objetivo declarado é contribuir para uma sociedade mais justa, acolhedora e solidária, através do trabalho desinteressado.
Projetos do Lions Club
Entre os projetos realizados pelo Lions Club Centro com os idosos, destaca-se a comemoração do Mês do Idoso, em setembro, com atividades como desfile de modas, tarde da beleza, café da manhã, gincana e a escolha do Rei e da Rainha. Além disso, é realizada uma visita semestral ao Lar São José, levando carinho e atenção aos residentes.
Com as crianças, em parceria com escolas da cidade, o clube promove ações como a Feira da Saúde e Cidadania, concursos de cartaz da paz e redações com temas sociais, comemoração do Dia das Crianças e avaliação de acuidade visual.
Na comunidade em geral, o Lions realiza aferição de pressão arterial, dosagem de glicose, entrega de medicamentos e fraldas geriátricas, além de disponibilizar empréstimos de cadeiras de rodas, camas hospitalares, andadores e muletas. A preocupação com o meio ambiente também está presente nas ações do clube, com plantio de árvores, recolhimento de lacres e blísteres (cartelas vazias de medicamentos) para aquisição de cadeiras de rodas, e doações de óculos.
Para manter essas atividades, o Lions arrecada recursos por meio de brechós, rifas, shows de prêmios, almoços beneficentes, além de contar com doações dos companheiros (CCLL) e da comunidade. Também são recebidas cestas básicas de pessoas físicas e empresas, que são doadas a famílias em situação de vulnerabilidade.