Lixo
A coleta de lixo em Monlevade tem deixado a desejar. Em alguns bairros, não é raro que os entulhos fiquem amontoados à espera de serem recolhidos o dia todo. Muitas vezes, até à noite. O serviço precisa ser mais ágil porque Monlevade não merece.
Limpeza
Aliás, falando nisso, a limpeza urbana em Monlevade precisa de atenção como um todo. Comentando sobre o assunto, na Câmara Municipal, o vereador Vanderlei Miranda (Podemos) concordou com a afirmação de que João Monlevade está “feia e suja”, e que “precisa de uma geral”. De fato, a limpeza urbana está longe do ideal.
ArcelorMittal
O parlamentar ainda atribuiu parte da sujeira, principalmente, na avenida Armando Fajardo, às carretas que servem à ArcelorMittal, cobrando a parcela de responsabilidade da empresa. Se a atribuição parcial de culpa à Usina é justa ou não, fica a critério do leitor.
Rotativo
A pauta foi tema de editorial da última edição do A Notícia. Nesta semana, o vereador Sidney Bernabé (PL) defendeu que a Prefeitura repense a implantação do estacionamento rotativo. De fato, o debate é importante. Mas quem o assumirá? O tema é extremamente impopular, pois trata-se de pagar para estacionar em via pública, exposto ao tempo. Por outro lado, a frota de Monlevade é cada dia maior e é praticamente impossível estacionar na região central da cidade. Como resolver?
Samu
O vereador Alysson Barcelos (Avante) anunciou que João Monlevade deve receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até 1º de julho. A notícia é excelente, pois reforça o socorro ao cidadão em emergências médicas e acidentes. No entanto, o monlevadense já ouviu promessas anteriores… e espera que, desta vez, não seja apenas mais uma promessa.
Legal
A Câmara Municipal de João Monlevade promove, neste domingo (18), a 31ª edição do Cidadão Legal. O evento será realizado das 9h às 13h em frente ao prédio do Legislativo, com várias atrações e prestação de serviços. Entre esses, emissão de carteira de identidade. Devido a alta procura pelo documento, as identidades serão emitidas também amanhã (17). Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.
Estupidez
Uma idosa de 81 anos foi detida nesta semana por injúria racial. Ela ofendeu um pedreiro com os dizeres de negro ladrão. O episódio ocorrido nessa terça-feira (13) no bairro José Elói é execrável e muito triste, ainda mais por ocorrer no aniversário da Abolição da Escravatura. Exibe a estupidez, acusa a ignorância de um princípio básico de convivência. Revela que existem pessoas que não conseguem ver o dedo de Deus na vida de outras pessoas. Somente a convivência livre e o respeito mútuo podem acabar com o racismo.